Categorias:

A contaminação cruzada e como preveni-la.

Tempo de leitura: 2 minutos

Você sabe o que é contaminação cruzada? Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), é a transferência acidental de microrganismos patogênicos de uma superfície contaminada para outra que não esteja, resultando assim em sua contaminação.

A contaminação cruzada pode ser muito perigosa em qualquer situação, mas em especial na indústria de alimentos, nas áreas médica, odontológica, estética e da beleza.

A CONTAMINAÇÃO NA PRÁTICA

Imagine a seguinte situação: Um profissional realiza seus atendimentos diários sem trocar as luvas ou utilizando os mesmos instrumentos ou não higienizando seus equipamentos. Além do acúmulo de sujeira que acontece naturalmente no decorrer do dia, esse profissional estará transportando resíduos de um paciente para o outro. Isso  é contaminação cruzada.

Nesse caso, ao término de cada atendimento, o correto seria:

  1. Lavar corretamente as mãos entre um paciente e outro.
  2. Usar luvas novas, descartando as contaminadas.
  3. Trocar o kit de instrumentos contaminado por um que esteja esterilizado.
  4. Higienizar, com solução de álcool 70% ou desinfetante, a superfície de todos os equipamentos e utensílios que foram utilizados.
  5. Utilizar equipamentos que evitem o contato direto com as mãos, como: lixeiras com pedal, lixeiras com sensor e torneiras com acionamento por pedal ou por sensor.

COMO PREVENIR A CONTAMINAÇÃO CRUZADA?

A contaminação cruzada pode ser prevenida com a realização correta do processo de esterilização e limpeza.

Alguns acessórios simples também podem colaborar para a não disseminação de vírus, bactérias e fungos, como:  utilização de máscaras, redes ou toucas para cabelo, protetor de sapatos, aventais  e luvas para as mãos.

A Dr. Online é uma loja virtual especializada em equipamentos de biossegurança e higiene institucional. Ao acessar o nosso site você encontrará diversos produtos que vão te auxiliar neste processo constante de evitar a contaminação cruzada.

Venha conferir nossa linha de torneiras, lixeiras e dispensers automáticos, que não necessitam de contato físico para acionamento, nossas saboneteiras para uso de álcool em gel e as autoclaves Cristófoli, que são os melhores equipamentos para esterilização.

Loja virtual.

Página do Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *