Categorias:

A Origem do nome Le Blanc.

Tempo de leitura: 2 minutos

Talvez você nos conheça apenas como Dr. Online, mas o nome que nos identifica como pessoa jurídica é Le Blanc, uma homenagem a Nicolas Leblanc, químico francês que em 1791 desenvolveu uma fórmula química que impulsionou a indústria do sabão.

É uma história muito interessante, que inclusive foi contada no blog da Biovis, confira a matéria completa a baixo:

Nicolas Leblanc e a industrialização do sabão

Como um item básico no nosso dia-a-dia, utilizamos o sabão de forma tão instintiva e espontânea que nem imaginaríamos que um dia ele fora artigo de luxo na Europa. Conheça a sua história.

O sabão nada mais é do que uma reação química entre um ácido graxo com um material alcalino. Em outras palavras, é a mistura entre gordura e sais de sódio. A gordura era facilmente extraída de plantas e animais, porém a solução alcalina era escassa, tornando a produção do sabão limitada.

Diante disso, em 1791, o químico francês Nicolas Leblanc desenvolveu o método de síntese de barrilha, produzindo carbonato de sódio a partir do cloreto de sódio, no caso, foi utilizado o sal marinho, encontrado em abundância na natureza. Tal descoberta permitiu uma grande oferta de um alcalino de baixo custo, possibilitando a fabricação do sabão em grande escala.

Monumento de Nicolas Leblanc em Paris

A partir deste momento, a industrialização do sabão foi se desenvolvendo cada vez mais, o que promoveu a criação de novos produtos para higiene e limpeza. Para a produção do sabonete, a diferença está na utilização de ácidos graxos mais puros e na aplicação de essências e corantes. Já o detergente e o sabonete líquido têm como matéria prima o petróleo. No Brasil, a indústria de sabões data da segunda metade do século XIX.

Interessante né? As vezes lidamos com objetos cotidianos sem ao menos saber a origem deles, sendo que em alguns casos podemos encontrar toda uma história com importante participação em nossa realidade.

Vale lembrar que tratando de equipamentos para higiene e limpeza, a Biovis é líder em nosso mercado. Acesse nosso site e venha conhecer nosso catálogo!!

Conheça nosso website e nossa página do Instagram 🙂

Créditos:

Blog Biovis, Nicolas Leblanc e a Industrialização do Sabão: clique aqui.

Deixe um comentário