Categorias:

As principais formas de contágio.

Tempo de leitura: 2 minutos

Devido aos danos causados pela pandemia do COVID 19, a prevenção e a biossegurança estão em alta. Então, nós da Dr. Online decidimos publicar essa matéria para ajudar você a se proteger contra o contágio por vírus e bactérias. Fica por aí!!


DOENÇAS VIRAIS E BACTERIANAS

Vírus e bactérias não se reproduzem da mesma maneira e por isso as doenças causadas por eles agem de formas diferentes no corpo humano. As bactérias se desenvolvem no organismo à medida que se dividem, circulam e se espalham. Já os vírus, se proliferam conforme invadem novas células, alteram sua composição e produzem mais vírus.

Doenças contraídas por bactérias, em sua grande maioria, tem cura. São exemplos: Desinteria, Tuberculose, Tétano, Leptospirose e Gonorreia. Mas a situação é diferente com os vírus, muitas das doenças virais não tem cura. São exemplos: AIDS, Hepatite, Dengue, Herpes, Sarampo e Catapora.


PRINCIPAIS FORMAS DE CONTÁGIO

O contágio acontece quando o agente infeccioso (neste caso vírus e bactérias) deixa o local onde estava hospedado (corpo humano ou uma superfície qualquer) e alcança um novo hospedeiro. Isso pode acontecer de duas maneiras:

  • Transmissão direta: Basicamente é a transmissão que acontece por meio do contato físico entre dois seres humanos. Pode ocorrer durante o sexo, ao tocar em uma lesão ou sangue contaminado, ao tossir ou espirrar, entre outros meios.
  • Transmissão indireta: É a transmissão que vem do ambiente para o ser humano. Pode acontecer com a inalação de poeira ou micro gotículas contaminadas que estão no ar, contato com objetos e ingestão de alimentos contaminados, ou por meio de animais, como mosquitos, ratos, morcegos e carrapatos.


COMO SE PREVINIR CONTRA O CONTÁGIO?

Os vírus e bactérias tem acesso ao nosso corpo pelas chamadas vias de contágio, que de forma resumida são: nariz, boca, órgãos genitais e ferimentos.

A proteção das vias de contágio é um bom começo. Você pode perceber que durante a pandemia do COVID 19 a maior orientação é para o uso de máscara, certo? Isso pois com seu uso as vias mais vulneráveis ficam protegidas: nariz e boca.

Mas só o uso de máscaras não é o suficiente. No caso de alimentos, é importante saber sua procedência e sempre que possível, lavá-los antes do consumo. Também fique atento com a água, busque sempre utilizar água tratada.

Saneamento básico é essencial para a proteção contra o contágio. Um ambiente mal higienizado é o ninho perfeito para vírus e bactérias se desenvolverem. Por isso é sempre importante buscar manter o espaço de convívio limpo. Assim como suas mãos, que são o principal veículo dos vírus e bactérias para as vias de contágio!!


Você sabia que a OMS (Organização Mundial da Saúde) reconhece o ato de higienizar as mãos como um dos principais instrumentos contra epidemias? Sim, é verdade. Nós possuímos a mais completa linha de dispensadores de sabonete líquido e álcool em gel. Com a Dr. Online você está seguro, venha conferir!!

Acesse o nosso site ou entre em contato conosco pelo whatsapp: (44) 9 9978-2365. Conheça um pouco mais do nosso trabalho acessando nossas páginas do Instagram e Facebook.


Quer saber mais?
SOMITI. Doenças causadas por vírus e bactérias: Saiba a diferença! Clique aqui.
Dr. Keilla Freitas. Transmissão de doenças infecciosas: Como ocorrem? Clique aqui.

Deixe um comentário