Como embalar os instrumentos para esterilização?

Uma das grandes vantagens da esterilização de instrumentais com autoclave é a possibilidade de se programar e ter sempre materiais estéreis.
Banner

Uma das grandes vantagens da esterilização de instrumentais com autoclave é a possibilidade de se programar e ter sempre materiais estéreis. Mas para que isso ocorra com segurança, uma etapa muito importante deste processo é a embalagem, e é sobre isso que vamos conversar hoje.

Como já falamos, todo instrumental precisa ser lavado e seco antes de ser esterilizado, você pode conferir esta matéria clicando aqui. Depois disso, vamos para a embalagem!!

O primeiro cuidado é com a compra da embalagem certa para seu instrumental. Atualmente, a maioria das embalagens são compostas de filme plástico (para facilitar a visualização do instrumental) e papel grau cirúrgico (para que o vapor entre no envelope, esterilize os instrumentais e depois, na etapa de secagem, as fibras do papel se fechem e preservem a esterilização por mais tempo).

As embalagens podem ser feitas com envelopes auto selante ou caso você já tenha uma seladora, você pode optar pelas embalagens tubulares. Essa é uma maneira econômica e segura de embalar seus instrumentais, além disso, com uma seladora, você pode ajustar o tamanho de acordo com seu instrumental.


ANTES DA ESTERILIZAÇÃO

Tendo em mãos os instrumentais limpos e secos, basta separá-los em kits para cada procedimento e colocá-los no envelope aulo selante ou no envelope feito anteriormente com a ajuda da sua seladora.

Uma dica para trazer mais segurança é colocar um indicador químico para monitoramento da sua autoclave em cada envelope. Embora a própria embalagem possua uma sinalização nas laterais (para indicar que o envelope passou por um processo de esterilização), um indicador químico é uma segurança a mais para seu procedimento. Lembre-se sempre de fechar corretamente os envelopes.


REGISTRO E ARMAZENAGEM

Após embalagem e selagem, com uma caneta atóxica, faça uma marcação com a data da esterilização e quem foi o profissional responsável por todo o processo. Lembrando que esta marcação precisa ser feita em uma área que não tenha contato com os instrumentos.

Então é só colocar os envelopes bem acomodados dentro da autoclave e esterilizar e aqui vão duas dicas de ouro:

1) Para esterilizar e secar bem os envelopes, o certo é colocar os envelopes com o papel grau cirúrgico virado para cima, nunca sobrecarregando sua autoclave.

Fonte: Youtube Cristófoli.

2) Uma forma de otimizar seu processo de esterilização e facilitar a secagem completa dos envelopes é utilizar um suporte para autoclave.

Fonte: Catálogo Dr. Online.

DEPOIS DA ESTERILIZAÇÃO

Com todo material já esterilizado, verificar se os envelopes estão secos e armazenar num ambiente limpo e fechado! Desta forma, estes envelopes podem ser utilizados em até 15 dias com segurança!

Esperamos ter ajudado, se tiver dúvidas, entre em contato conosco pelo whatsapp: (44) 9 9978-2365 ou acesse o nosso site. Conheça um pouco mais do nosso trabalho acessando nossas páginas do Instagram e Facebook.


Quer saber mais?

Cristófoli. Como embalar artigos odontológicos. Clique aqui.

Acessórios em até 10x

Suporte Embalagens Autoclave
Suporte Embalagens Autoclave
Embalagem com 1 unidade. Com 13 lugares.
CRISTÓFOLI
Qtd:
Escrito por: Mídias Dr. Online
Tipo: Biossegurança
Tags:
Data: 20/09/2023
Compartilhe:

Veja também:

Imagem de CapaHigiene e Limpeza

Prevenção do Trabalhador no Ambiente de Trabalho

Atenção especial para os trabalhadores, que mais têm se exposto desde o início da pandemia.Escrito por: Mídias Dr. OnlineTempo de Leitura: 2 min
Ver Postagem
Imagem de CapaInformativo

Outubro Rosa – A Importância do Diagnóstico Precoce

O Outubro Rosa tem um importante papel na luta contra o câncer de mama, tanto que hoje é a maior campanha anual com este propósito. Escrito por: Mídias Dr. OnlineTempo de Leitura: 2 min
Ver Postagem
Imagem de CapaBiossegurança

Como embalar os instrumentos para esterilização?

Uma das grandes vantagens da esterilização de instrumentais com autoclave é a possibilidade de se programar e ter sempre materiais estéreis.Escrito por: Mídias Dr. OnlineTempo de Leitura: 2 min
Ver Postagem