Categorias:

Como realizar a limpeza antes da esterilização?

Tempo de leitura: 2 minutos

Aqui vai uma informação simples, mas muito importante: autoclave não é uma lavadora! Ela esteriliza os instrumentais, mas não retira a sujeira deles. Por isso a necessidade da limpeza antes da esterilização.

Para descomplicar esse processo essencial que antecede a esterilização, nós da Dr. Online criamos esse passo a passo prático para você, confira a seguir:


O QUE VOU PRECISAR? O ideal é estabelecer um protocolo de limpeza e ter sempre disponível os seguintes itens:

● Detergente enzimático: É um detergente especial para esse tipo de procedimento, ele quebra as proteínas da sujeira, não a gordura como fazem os detergentes convencionais. Por isso, a limpeza com detergente enzimático é mais eficaz. 

● Escova de cabo longo: Mantém as mãos do profissional longe dos instrumentos, isso traz mais segurança para quem estiver fazendo a limpeza. Não é recomendado utilizar esponjas. 

● EPIs: Use luvas de borracha e não as de procedimento, pois são frágeis. Além disso, o líquido pode ser espirrado durante o processo, então é interessante o uso de óculos e máscara.

● Cuba plástica ou ultrassônica: A imersão e a limpeza devem ser realizadas com os equipamentos próprios, tanto pela segurança quanto pela utilidade. Manter os instrumentais imersos em água e detergente enzimático facilita o processo de limpeza.


COMO FAÇO A LIMPEZA? São três etapas simples:

1) Imersão: A primeira etapa é a imersão dos instrumentos em uma Cuba Clean, com solução de água com detergente enzimático. Serve para “amolecer” a sujeira, facilitando na limpeza. No caso de instrumentos impregnados com sujeiras de difícil remoção, o ideal  é utilizar uma Cuba Ultrassônica.

2) Limpeza: A segunda etapa é a limpeza dos instrumentais, com agua corrente, escova de cabo longo e sempre paramentado com os EPIs corretos. O objetivo aqui é escovar toda a superfície do instrumento, removendo a sujeira que não saíram na imersão.

3) Inspeção: Finalizando, os instrumentos devem ser inspecionados, identificando se realmente estão limpos, caso contrário, realize todo o processo novamente. É importante dizer que depois de inspecionados, os materiais devem ser secos com papel toalha e embalados em papel grau cirúrgicos.


Ficou alguma dúvida ou precisa de ajuda na escolha dos equipamentos? Entre em contato conosco pelo e-mail: [email protected] ou pelo whatsapp: (44) 9 9978-2365.

Acesse nosso site e siga o nosso Instagram para conhecer melhor o nosso trabalho.


Quer saber mais?

Cristófoli. Erros e dicas na limpeza de instrumentos. Clique aqui.

Dr. Online. Como realizar a própria esterilização? Clique aqui.

Deixe um comentário