Categorias:

Julho Amarelo: Cuidado com a Hepatite!

Tempo de leitura: 2 minutos

Você sabia que mesmo com as dificuldades da pandemia do COVID 19, o ano de 2020 foi muito positivo e importante no combate das Hepatites? Sim, neste ano o nosso sistema de saúde foi reabastecido com medicamentos e todo o tratamento contra as Hepatites foi otimizado.


O QUE SÃO AS HEPATITES?
Segundo o Ministério da Saúde, são doenças silenciosas que afetam o fígado. Grande parte das pessoas infectadas pelo vírus não sabem que são portadoras, e isso é um problema! Se a doença não for devidamente tratada, ela pode evoluir e resultar em uma cirrose, ou até mesmo em um câncer.

São três os tipos mais conhecidos de Hepatite:

  • Hepatite A (HAV): É transmitida pela rota fecal-oral, devido a condições precárias de higiene pessoal e saneamento básico.
  • Hepatite B (HBV): Classificada como uma doença sexualmente transmissível, seu contágio ocorre por relações sexuais sem proteção e pelo contato com sangue contaminado.
  • Hepatite C (HCV): É considerada a maior epidemia da humanidade até hoje. Sua transmissão ocorre principalmente pelo contato com sangue contaminado.


SINTOMAS E O TRATAMENTO.
Entre os sintomas das Hepatites, temos: febre, fraqueza, mal-estar, enjoo, perda de apetite, urina escura, olhos e pele amarelados, vômito e fezes esbranquiçadas. Lembrando que esses sintomas não são exclusivos de Hepatite, busque orientação médica antes de tomar atitudes.

Para os tipos apresentados, existe vacina apenas para as Hepatites A e B. Já o tratamento existe para as três. É importante visitar a unidade de saúde mais próxima da sua residência para se informar, realizar o teste rápido e tomar a vacina, é gratuito!!


PREVINIR É A MELHOR SOLUÇÃO.
Tudo é mais fácil se antecipado. As principais medidas preventivas contra o contágio são: Usar preservativos, evitar contato com sangue, ingerir e usar somente água tratada, não compartilhar objetos de uso íntimo, manter uma boa higiene pessoal e lavar bem as mãos!!

E falando em higiene de mãos, somos líder no mercado!! Venha conferir as saboneteiras da Biovis, são a excelência em dispensadores. Estão disponíveis tanto em plástico quando em aço inox, em diversos tamanhos.

Acesse o nosso site ou entre em contato conosco pelo whatsapp: (44) 9 9978-2365. Conheça um pouco mais do nosso trabalho acessando nossas páginas do Instagram e Facebook.


Quer saber mais?
Ministério da Saúde. Brasil zera fila de tratamento de Hepatites. Clique aqui.
Secretaria da Saúde do Estado MG. Hepatites Virais. Clique aqui.

Deixe um comentário