Categorias:

Como realizar a própria esterilização?

Tempo de leitura: 2 minutos

A esterilização é um processo essencial de biossegurança exigido na área da saúde e da beleza. Ela pode ser terceirizada com uma empresa prestadora desse serviço ou realizada pelo próprio profissional.

Se você pretende fazer sua própria esterilização ou abriu sua empresa recentemente e não sabe por onde começar, essa matéria é para você.

Realizando a própria esterilização.

Para deixar mais prático, nós da Dr. Online resumimos para você as etapas essenciais do processo de esterilização. Se quiser saber a fundo em detalhes, basta acessar os links deixados na última sessão dessa matéria.

1. Sala de procedimentos: É o espaço utilizado para esterilização. O ideal é que seja separada das demais salas, que possua uma bancada grande, um armário e uma pia para limpeza dos instrumentos contaminados. Ela deve ser equipada com os equipamentos para esterilização, lixeiras de pedal com divisórias e dispensadores de sabonete líquido, álcool em gel e papel toalha.

2. Limpeza e inspeção: Antes da esterilização, os instrumentos precisam passar por um processo de imersão, limpeza e inspeção, isso para garantir que eles sejam embalados limpos e secos. Além dos insumos, nessa etapa você vai precisar de uma cuba plástica, ou ultrassônica.

3. Embalagem: Quando estiverem secos, os instrumentos devem ser separados em kits e embalados em envelopes de papel grau cirúrgico.

4. Esterilização: Etapa em que é utilizada uma autoclave para esterilizar os envelopes com os kits de instrumentos. Recomendamos a utilização de uma autoclave da marca Cristófoli.

5. Armazenagem: Após o término do processo de esterilização e o resfriamento dos envelopes, deve-se armazená-los em um armário exclusivo para esse fim. Este material pode ficar armazenado por até 15 dias, após esse prazo, o ideal é repetir o processo de esterilização.

6. Monitoramento e registro: Para monitorar e comprovar a eficácia da esterilização da sua autoclave, devem ser feitos dois testes: biológico uma vez por semana e químico no primeiro ciclo do dia (ou em todos os ciclos). Todos os resultados devem ser registrados.

Precisa de uma ajuda para escolher os equipamentos para sua sala de esterilização? Entre em contato conosco, será um prazer te ajudar!!

Quer saber mais?

Cristófoli, Guia Prático para Esterilização: clique aqui.

Dr. Online, Como Organizar sua Sala de Esterilização: clique aqui.

Deixe um comentário