Outubro Rosa – A Importância do Diagnóstico Precoce

O Outubro Rosa tem um importante papel na luta contra o câncer de mama, tanto que hoje é a maior campanha anual com este propósito.
Banner

Em 2020 o número de casos de câncer de mama no Brasil foi alarmante. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), no período houve cerca de 66.280 casos, representando 29% do total de casos de câncer em mulheres registrados em 2020.

O Outubro Rosa tem um importante papel na luta contra o câncer de mama, tanto que hoje é a maior campanha anual com este propósito. A principal mensagem transmitida é a prevenção e a importância do diagnóstico precoce.


Sobre a doença e a prevenção.

A final e contas, o que é o Câncer de Mama? Segundo o próprio INCA, “é uma doença que ocorre pela multiplicação desordenada de células da mama, causando tumor”. Entre seus tipos, os mais conhecidos são: Carcinoma Ductal, Carcinoma Lobular, Doença de Paget e Câncer de Mama Inflamatório.

Cada um dos tipos possui suas características próprias. Contudo, o tratamento de cada um deles pode ser facilitado se forem identificados quando ainda em sua fase inicial, por isso a importância do chamado “diagnóstico precoce”.

Muitas das vezes, os sintomas iniciais do câncer de mama podem ser identificados observando e tateando as mamas, isso porque trata-se de anormalidades na região. Os sintomas iniciais são: nódulos, vermelhidão, inchaço e saída de líquido anormal pelos mamilos.

Segundo o Ministério da Saúde, os principais fatores comportamentais relacionados ao risco do desenvolvimento do Câncer de Mama são: excesso de peso corporal, falta da prática de atividades físicas e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas. Então, uma forma de prevenir-se é justamente corrigindo estes comportamentos.

Vale lembrar que em caso de identificação de sintomas ou dúvidas, busque ajuda profissional. Outro ponto importante é que o SUS oferece todo o tratamento para o câncer de mama: exames, cirurgias, reconstrução, radioterapia, quimioterapia, etc.


Neste mês, abrace a causa e participe da luta contra o câncer de mama. Ajude na propagação da mensagem da Campanha do Outubro Rosa, a informação pode salvar vidas.

Conheça o nosso trabalho acessando nosso site, ou seguindo nossas páginas do Facebook e Instagram.


Saiba mais.

Instituto Nacional do Câncer. Estatísticas de Câncer. Clique aqui.

Ministério da Saúde. Câncer de Mama: Sintomas, tratamentos e prevenção. Clique aqui.

Acessórios em até 10x

Suporte Embalagens Autoclave
Suporte Embalagens Autoclave
Embalagem com 1 unidade. Com 13 lugares.
CRISTÓFOLI
Qtd:
Escrito por: Mídias Dr. Online
Tipo: Informativo
Tags: Outubro Rosa, Prevenção, Tratamento, Cancêr de Mama, Campanha das Cores
Data: 20/09/2023
Compartilhe:

Veja também:

Imagem de CapaHigiene e Limpeza

Prevenção do Trabalhador no Ambiente de Trabalho

Atenção especial para os trabalhadores, que mais têm se exposto desde o início da pandemia.Escrito por: Mídias Dr. OnlineTempo de Leitura: 2 min
Ver Postagem
Imagem de CapaInformativo

Outubro Rosa – A Importância do Diagnóstico Precoce

O Outubro Rosa tem um importante papel na luta contra o câncer de mama, tanto que hoje é a maior campanha anual com este propósito. Escrito por: Mídias Dr. OnlineTempo de Leitura: 2 min
Ver Postagem
Imagem de CapaBiossegurança

Como embalar os instrumentos para esterilização?

Uma das grandes vantagens da esterilização de instrumentais com autoclave é a possibilidade de se programar e ter sempre materiais estéreis.Escrito por: Mídias Dr. OnlineTempo de Leitura: 2 min
Ver Postagem